Actividates Realizadas 2021

Actividades realizadas pelo CIDAC em 2021

Introdução ao Comércio Justo: as realidades do Brasil e da Europa

 

29 abril. O CIDAC participou, como convidado, numa formação para estudantes e professores/as promovida pela Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Económicos Solidários do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Participaram Haroldo Mendonça do CEA (Centro de Estudo e Assessoria) e Carlos Gomes pelo CIDAC. O Haroldo Mendonça centrou a sua intervenção na apresentação da realidade do Comércio Justo no Brasil. Referiu os 10 anos de vigência do decreto que instituiu o sistema brasileiro de Comércio Justo e Solidário. Este decreto foi criado e aprovado pelo governo anterior, num quadro de franco desenvolvimento da economia solidária no Brasil. Amplamente debatido, na altura, com os diversos intervenientes e movimento social organizado. Este quadro foi revertido com a ascensão de Bolsonaro ao poder. Assim, muitos dos apoios e dinâmicas implementadas encontram-se, atualmente, suspensas ou enfraquecidas. Previa entre outros, mecanismos de regulação dos diversos atores que fazem parte da cadeia do Comércio Justo, desde a produção até à comercialização, não esquecendo os sistemas de certificação e assessoria. Dos vários objetivos que se pretendiam alcançar destaca-se o rompimento com a lógica da divisão internacional do trabalho, representada na exportação de matérias-primas, ao desenvolver um sistema que operasse nos circuitos internos do Brasil.
Apesar de todos os esforços e logros alcançados, a pressão de entidades certificadoras internacionais, como a FLO Cert, e o avanço de políticas económicas ultra-liberais postas em prática pelo atual governo, vieram enfraquecer o movimento que dependia muito das políticas públicas.
Contudo, a lei existe e as sementes ficaram lá. Esperamos que mais cedo do que tarde, os movimentos de Economia Solidária e Comércio Justo brasileiros possam retomar o seu caminho de promoção da justiça e equidade.
Na nossa intervenção tivemos a oportunidade de fazer um relato da situação atual do Comércio Justo em Portugal e na Europa: o impacto negativo que a apropriação do conceito pela grande distribuição alimentar tem nas organizações de base do Comércio Justo; como algumas organizações de cariz associativo e cooperativo têm resistido e criado alternativas, e como o CIDAC tem integrado estas iniciativas.
 
 

Referencial ED – Primeira reunião do Conselho Consultivo

15 abril. O Projeto “O Referencial de ED na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as” reuniu o seu Conselho Consultivo no dia 15 de abril.
Este projeto que está a ser implementado pelo CIDAC e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), conforme noticiado num anterior informe, desenvolverá um estudo que nos dará pistas sobre as práticas e a aplicação do Referencial de ED nos vários níveis de ensino, desde o primeiro ciclo até ao secundário. Problemas, constrangimentos e casos bem sucedidos que deem origem a recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as.
O Conselho Consultivo, cujos/as membros são oriundos/as de Institutos de Ensino Superior, Centros de Formação, Universidades, a Associação que representa as Escolas Superiores de Educação, Agrupamentos de Escolas, Associação dos/as professores/as de Geografia e/ou ligados/as a anteriores processos relacionados com este campo educativo, terá como função o acompanhamento do processo em cada fase do projeto.
O encontro online do grupo realizou-se num espírito de entusiasmo e de abertura à colaboração, de forma a enriquecer o projeto nas suas componentes metodológicas e nas sugestões de casos a estudar, de forma a garantir a sua heterogeneidade.
Contámos com 11 participantes, para além dos 5 membros da equipa CIDAC e FGS.

 

Conversas de sábado à tarde

27 fevereiro. A conversa deste dia foi sobre cooperativismo... um pouco de história do movimento, de exemplos concretos associados ao Comércio Justo em diferentes geografias, e muitas perguntas e dúvidas que todos/as vamos partilhando relativamente a vantagens e limitações deste ideal quando levado à prática.
Estas conversas temáticas - que começaram em meados de janeiro - tiveram até agora 4 sessões de sábado à tarde, quinzenais, nas quais se encontraram - on line - membros da equipa permanente e jovens voluntárias/os do CIDAC. Nasceram precisamente de uma necessidade diagnosticada por algumas voluntárias de encontrar um espaço onde se pudessem aprofundar as várias temáticas que atravessam o Comércio Justo, numa dupla lógica: por um lado fortalecer o trabalho de voluntariado na Loja e, por outro, aprofundar conhecimentos no quadro temático mais global da atividade do CIDAC.
Com o encerramento da Loja aos dias de semana (desde meados de janeiro), este espaço tem vindo a constituir-se num local de encontro e de aprendizagens informais, que valorizamos muitíssimo, inclusivamente com a capacidade de acolher novos/as voluntários/as que, apesar da pandemia, nos contactaram no sentido de manifestar disponibilidade para colaborar de alguma forma. Estamos em crer que aprofundando o conhecimento mútuo e o domínio temático criamos condições para, em conjunto, pensarmos linhas de trabalho a desenvolver no futuro próximo, quem sabe até para além do próprio voluntariado na Loja.
A próxima sessão está já agendada para o dia 20 de março.
 
Arranque de um novo projeto de ED

Janeiro. O CIDAC, em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira, iniciou em janeiro de 2021 um novo projeto de Educação para o Desenvolvimento/ED, que se irá desenrolar ao longo dos próximos 24 meses.
Financiado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, este projeto, denominado “O Referencial de ED na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as” pretende dar continuidade ao caminho percorrido, primeiro com a elaboração do Referencial de ED e depois com “O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as”. Tem como objetivo geral contribuir para o reforço das condições de aplicação prática do Referencial ED no sistema formal de ensino e como objetivo específico produzir recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as conducentes ao reforço da aplicação do Referencial de ED.
Para além da recolha e tratamento de dados prevista, este projeto pretende contribuir para a reflexão mais global sobre o contexto de intervenção em ED no sistema formal de ensino que, nos últimos anos, sofreu uma profunda alteração. Tendo como ponto de partida as diferentes formas de aplicação do Referencial ED nas escolas, e mais especificamente ainda, no que tem sido a experiência dos/as professores/as, propomo-nos associar um conjunto de atores ligados à formação de professores, com os quais possamos refletir sobre os caminhos que ainda a fazer.
O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário é um documento orientador, editado pelo Ministério da Educação em 2016, que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Este documento resultou do trabalho de co-autoria entre Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., CIDAC, Fundação Gonçalo da Silveira e Direção Geral de Educação/ME.
44.ª Mesa Redonda
do GENE

 

29 - 30 abril. Participámos este mês em mais uma das Mesas Redondas regulares organizadas pelo GENE – Global Education Network Europe, a terceira em formato online desde que foi necessário reduzir os encontros presenciais como resposta preventiva ao COVID-19.
O desafio de manter relevantes estas Mesas Redondas online no quadro do trabalho da Rede não era pequeno, já que tiveram sempre um papel importante na criação de espaços informais para troca de informações e aprendizagens entre as organizações membro, complementar à dimensão mais formal do trabalho desenvolvido entre Mesas Redondas.
A equipa GENE tem apostado num modelo de encontro mais leve (apenas duas manhãs e não dias completos), com uma grande diversidade de momentos de trabalho (alternando espaços de apresentação de comunicações, perguntas e respostas e trabalhos de grupo) e um horário escrupulosamente cumprido. A conjugação destes diversos fatores cria um espaço de trabalho muito rico, no qual a utilização de ferramentas digitais surge como suporte da criação de um sentimento de proximidade entre os membros participantes. Mais sobre os destaques desta 44.ª Mesa Redonda podem ser vistos aqui.
O GENE celebra este ano 20 anos de existência, dos quais o CIDAC partilha 19 (começámos a participar em 2002). Para assinalar este aniversário, estão em preparação um conjunto de iniciativas, das quais daremos conta à medida que forem sendo publicamente anunciadas.

 

ED Experimentar – Participação do CIDAC na reflexão sobre relação OSC-Escolas
 
Março-abril. As experiências de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global em meio escolar têm representado um chão fértil de reflexões a partir da prática, seja no âmbito de projetos, seja em redes como a Rede ECG. A Fundação Gonçalo da Silveira e parceiros do projeto EDxperimentar: Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento convidaram diferentes organizações da sociedade civil (OSC) envolvidas neste tipo de experiências a integrar a dimensão de incidência política do projeto. O CIDAC foi uma dessas organizações. Num primeiro momento, em março, conversámos com a FGS sobre o papel das OSC na aprendizagem e vivência da Cidadania na Escola, com base na nossa experiência. Posteriormente, em Abril, participámos num encontro que reuniu 13 organizações para discutirem os resultados das conversas tidas entre os parceiros do projeto e as OSC convidadas. Serão realizados outros encontros com o mesmo foco, que culminarão na formulação de propostas para melhorar ou aprofundar a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).
 
 

 

 

 Jovens Embaixadores/as do Comércio Justo lançam petição pública

Abril. Entre janeiro e abril de 2021, e apesar da passagem do ensino presencial para a modalidade a distância, as/os Jovens Embaixadoras/es do Comércio Justo da Escola Secundária de Amora, no Seixal, levaram a cabo, em colaboração com o CIDAC, um trabalho sobre a violação dos Direitos Humanos do povo uigure na China.
Aproveitando a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o grupo decidiu realizar uma petição apelando à coerência das políticas da UE e ao respeito do primado dos Direitos Humanos sobre a economia.
Visite o blog Cidadania da Escola Secundária de Amora para conhecer o texto da petição e, se concordar, junte a sua assinatura!

 

 

 

 

 

Tendências e perspetivas da Cooperação para o Desenvolvimento 

 
Janeiro-fevereiro. O CIDAC participou num conjunto de iniciativas promovidas pela Plataforma Portuguesa das ONGD, centradas nas tendências que caracterizam a Cooperação para o Desenvolvimento hoje em dia. Este ciclo insere-se no projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”, que visa, entre outros, influenciar as políticas de cooperação no quadro da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Securitização da ajuda, maior protagonismo do setor privado lucrativo, instrumentalização da sociedade civil ao serviço de agendas geopolíticas, emergência de novos doadores, digitalização acelerada, subida dos populismos, impacto da pandemia de COVID na Ajuda Pública para o Desenvolvimento… são algumas das tendências com impacto na Cooperação para o Desenvolvimento e sobre as quais as ONGD portuguesas, europeias mas também africanas, asiáticas ou latino-americanas são chamadas a refletir e a posicionar-se.
Neste quadro, participamos numa oficina de capacitação, em janeiro, e numa oficina de concertação realizada em fevereiro, visando rumar para um posicionamento das ONGD portuguesas em relação a estas evoluções do nosso campo de intervenção. Próxima etapa, no dia 26 de março, a Plataforma Portuguesa organiza um webinário com a presença de representantes da UE, da União Africana, do Instituto Camões da Cooperação e da Língua assim como de representantes de organizações da sociedade civil, e durante o qual serão discutidas as preocupações identificadas por parte das ONGD. Para mais informações sobre este webinário, ou se quiser participar, clique aqui.