O CIDAC é uma Associação, sem fins lucrativos, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública desde 1989 e como Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONGD) desde 1994 (ano da publicação do Estatuto das ONGD, legalmente redefinido em 1998 através do decreto n.º 66/98 de 14 de outubro).
Criado em maio de 1974, o CIDAC nasceu da luta pela liberdade e pela justiça no tempo da ditadura do Estado Novo, atuando em particular através da produção e distribuição de informação clandestina contra a guerra colonial.
O CIDAC assenta a sua intervenção num compromisso assumido com um conjunto de valores, dos quais se destacam: a solidariedade, a justiça nas relações internacionais, o reconhecimento e a valorização das identidades e dos recursos locais, o papel específico da sociedade civil na procura e construção de soluções alternativas, a independência e autonomia face aos poderes instituídos e a intervenção em parceria.
Ao longo dos seus quase 40 anos de vida, o CIDAC alterou 2 vezes a sua designação inicial – de Centro de Informação e Documentação Anti-Colonial passou, em janeiro de 1977, a chamar-se Centro de Informação e Documentaçao Amílcar Cabral e, a partir de fevereiro de 2004, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral.
Atualmente o CIDAC centra a sua ação em duas temáticas principais – Educação para o Desenvolvimento e Comércio e Desenvolvimento – que concretiza através de atividades e projetos realizados em Portugal, na Guiné-Bissau e em Timor Leste, muitas vezes em parceria com outras organizações (ver Com quem trabalhamos). O Centro de Recursos para o Desenvolvimento e a Loja de Comércio Justo são os dois instrumentos através dos quais passam a maior parte das iniciativas.
O CIDAC é associado fundador da Plataforma Portuguesa das ONGD (desde 1985) e Presidente da sua Mesa da Assembleia Geral (desde 2009), membro da rede Espaço para um Comércio Justo desde 2008, do Fórum Cidadania & Território e da Rede de Educação para a Cidadania Global (ambos desde 2013, ano da respetiva criação). Participa, desde 2002, no Global Education Network Europe (GENE).
Em abril de 2004 o CIDAC foi agraciado com a Ordem da Liberdade (Portugal) e em julho de 2008 com a Ordem do Dragoeiro (Cabo Verde).